Melasma

 Melasma
O Melasma é condição onde surgem manchas acastanhadas na face , sobretudo em mulheres na faixa dos 30 anos de idade. É raro em homens. Sua localização habitual é na face, mas em alguns casos afeta o colo, ombro e braços. Não se sabe ao certo as causas, mas sabe-se que em parte possui relação os hormônios femininos , por isso é mais comum em grávidas e em mulheres em uso de pílulas anticoncepcionais. Mas sem dúvida o principal fator agravante do quadro é a luz solar.

Acredita-se que não somente os raios UVAe UVB, mas que também a luz visível e os raios infravermelhos (raios que trazem o calor do Sol) possam contribuir para o surgimento do Melasma. Portanto, a base do tratamento é a fotoproteção, com filtros solares potentes e mudança de hábitos de vida.

Existem diversas formas de tratar o Melasma. Inicia-se o tratamento é domiciliar com cremes clareadores. Caso não haja a resposta esperada podemos iniciar o tratamento com peelings (veja peelings) ou uso de lasers específicos. Nem todos os tipos de lasers podem ser utilizados para o tratamento do Melasma, inclusive alguns podem piorar o quadro. O mais indicado para o tratamento é o laser do tipo Nd Yag Q Switched (veja Nd Yag Q- Switched).

É importante ressaltar que o Melasma é uma condição crônica, portanto o tratamento é constante.

Atendimento especializado profissional