Micoses

Micoses
Infecções da pele causadas por fungo. Afetam na maioria das vezes apenas a epiderme (parte mais superficial da pele). São muito comuns em nosso meio por vivermos em um país tropical, quente e úmido.

Os locais mais afetados são os pés, as unhas (principalmente a do dedão do pé), dobras (região das virilhas, região entre os dedos, axilas) e o tronco. Os fungos patogênicos ao homem são encontrados em animais, no solo e vegetais e podem ser transmitidos por outra pessoa. Às vezes é importante fazer o exame micológico dos familiares e nos animais de estimação para se descobrir a fonte da infecção.

A Pitiríase versicolor popularmente conhecida como pano branco ou micose de praia também é uma infecção deste tipo. O tratamento das micoses é eficaz e rápido, através de medicamentos tópicos (cremes) ou por via oral. Atualmente tem se utilizado o laser do tipo Nd Yag Q- Switched para o tratamento de micoses nas unhas. O ideal é que este seja utilizado em associação ao tratamento usual, a fim de acelerar a melhora do quadro.

Atendimento especializado profissional